Projeto Eco-Escolas 2018/2019

Respire fundo. Sinta o ambiente.

2018 - 2019

3º Ano Eco-Escolas

na Escola Secundária Alves Martins

#ecoesam #sensibilizar #envolver #fomentar

1ª Adesão. Grande sucesso: 2016/2017

Ao longo dos últimos anos apenas existiram no concelho de Viseu 4 Eco-Escolas, a nossa foi a primeira escola Secundária a aderir. Aderimos no ano letivo 2016/2017 e pretendemos desenvolver atividades (experiências laboratoriais, monitorização, sensibilização, saídas de campo) relacionadas com os temas a que a escola se candidata.

Principais temas desenvolvidos: água, energia, resíduos (campanhas de recolha de todo o tipo de REEE (pequenos e grandes electrodomésticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.)

Como temas do ano, as opções recaíram sobre a agricultura biológica, com a criação de uma horta biológica na escola onde foram plantadas entre outras hortícolas, ervas aromáticas para venda. Também foram desenvolvidas atividades relacionadas com a biodiversidade e os espaços exteriores, como a intervenção em espaços verdes da escola e a realização de um Peddy-Paper no Fontelo para toda a comunidade interEco-Escolas do concelho.

Uma vontade imensa

Começamos em novembro de 2016 e alcançámos metas muito promissoras e sustentáveis em prol da nossa escola até junho de 2017.

Tudo graças à comunidade escolar

No projeto contribuem alunos, professores, funcionários com a ajuda da Direção da Escola e de entidades parceiras como a ABAE, Câmara Municipal de Viseu e Junta de Freguesia de Viseu, entre outras.

Valorizar a escola

Através de atividades como palestras, intervenções e sensibilização, a nossa escola vive um momento diferente na sua história.

ESAM candidata à Bandeira Verde

Pela primeira vez a Escola Secundária Alves Martins, uma escola com mais de 150 anos, conseguiu o Galardão Eco-Escolas e recebeu a sua 1*ª Bandeira na cidade de Mafra em setembro de 2017.

Vídeo Apresentação 2017/2018