Dia Eco-Escolas e do Ambiente 2018

24-04-2018

No dia 30 de abril, a equipa Eco-Escolas realizou o 'Dia Eco-Escolas e do Ambiente 2018'. Para assinalar a data, a escola promoveu um dia muito especial, que contou com a presença de representantes de entidades ambientais nacionais, da Câmara Municipal de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu - Departamento do Ambiente e ESAV, entre outros. O programa contemplou debates, palestras, exposições, e uma Eco-Mostra muito visitada pela comunidade, seguindo-se de atividades da Brigada da Floresta ECO-ESAM durante a parte da tarde.

Ao longo do dia, foram vários os palestrantes e as discussões sobre a Floresta e a Água - ao encontro do tema central do Programa Eco-Escolas, para o presente ano letivo - a Floresta. Sendo esta a segunda edição do 'Dia Eco-Escolas', na Escola Secundária Alves Martins, a equipa decidiu abrir o programa ao público em geral. Quer a comunidade escolar, quer a comunidade local foram convidadas a participarem e a assistirem às diversas atividades. Por exemplo, realizou-se um workshop sobre orquídeas, promovido pela Associação Portuguesa de Orquidofilia, que contou com público de várias idades e localidades.

Também no âmbito deste dia eco-especial, decorreu uma plantação de árvores nativas (cedidas pelo Município de Viseu) no recinto escolar, junto ao campo sintético, realizada por alunos do Clube Eco-Escolas e por alunos de algumas turmas de Biologia da ESAM. Simultaneamente, identificaram-se algumas espécies arbóreas autóctones do recinto escolar, com placas oferecidas pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Este dia teve como objetivo incentivar a comunicação e partilha entre os alunos e os palestrantes e de promover experiências de educação ambiental, assim como a divulgação das várias atividades que o Clube Eco-Escolas realizou, ao longo do ano. Neste evento, os alunos tiveram ainda oportunidade de participar em atividades na Eco-Mostra como óculos de inteligência virtual e de visitar uma carrinha que monitoriza a qualidade do ar.

O balanço final da atividade foi muito positivo e as expetativas iniciais foram superadas!

#ecoesam

www.facebook.com/ecoesam/