Regulamento: Concurso de Fotografia

Vi(r) Ver a nossa Floresta

Promovido por: Eco-Escolas e Grupo Peixoto

ENQUADRAMENTO

O concurso fotográfico "Vi(r) ver a nossa Floresta" decorre de 14 de março a 10 de abril, estando aberto à participação do público viseense em geral.

CAPÍTULO I

OBJETIVOS E TEMA

1.1 O concurso pretende:

a) Sensibilizar todos os participantes para a observação da Natureza;

b) Ser um desafio para a descoberta dos espaços verdes e queimados da região;

c) Promover a fotografia enquanto meio de expressão;

d) Fomentar o surgimento de novos valores no mundo da fotografia.

1.2 O tema geral é "Vi(r) ver a nossa Floresta":

As fotos deverão refletir, pela sua composição ou enquadramento, o registo das ocorrências, manifestações, revelando particularidades invisíveis, ou não percetíveis, a olho nu. O tema engloba floresta, espaços como jardins, parques verdes e terrenos da região.

CAPÍTULO II

CONCORRENTES

2.1 O concurso é aberto ao público em geral, excluindo-se os membros do júri.

2.2 Os concorrentes devem apresentar-se individualmente.

2.3 Cada participante poderá́ apresentar até duas fotografias.

CAPÍTULO III

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACESSO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Os participantes deverão apresentar as fotografias com as seguintes especificidades:

a) Fotografias a cores ou a preto e branco;

b) Deverão ser enviadas para ecoescolasesam@gmail.com até às 23h59 do dia 10 de abril;

c) As fotografias devem ser enviadas em formato JPEG. (Os participantes devem salvaguardar a versão original em alta resolução das imagens enviadas para o caso de serem selecionadas pelo júri.)

d) O nome do ficheiro digital de cada foto deve incluir os seguintes itens:

- Identificação do elemento fotografado;

- Localização da mesma;

e) No assunto do email deve colocar, "Concurso de Fotografia - Participação";

f) No conteúdo do email deve colocar:

• Nome completo,
  • data de nascimento,
  • contacto telefónico e
  • local de residência.

3.2 A participação no concurso implica a aceitação da cedência dos direitos da(s) fotografias ao Clube Eco-Escolas e ao Grupo Peixoto, que as poderá utilizar em publicações e meios de divulgação do grupo, renunciando o autor a qualquer contra-partida financeira, ou de outra índole. O Clube Eco-Escolas e o Grupo Peixoto comprometem-se a mencionar o nome do autor da(s) fotografias nas utilizações que delas venha a fazer.

3.3 Todos os trabalhos submetidos a concurso devem ser completamente originais e inéditos.

3.4 Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

3.5 Não serão aceites a concurso fotografias compostas e imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias com qualquer outro tema.

CAPÍTULO IV

JÚRI

4.1 O Júri deste concurso tem a seguinte composição:

• Dois membros do Conselho Eco-Escolas da Escola Secundária Alves Martins;
  • Dois membros do Grupo Peixoto;
  • Um professor do departamento de Artes da Escola Secundária Alves Martins.

4.2 As fotografias serão apreciadas pelo Júri que selecionará na primeira fase as dez fotografias finalistas até ao dia 16 de abril.

4.3 As fotografias finalistas serão expostas no evento "Semana das Artes 2018" que decorrerá na Escola Secundária Alves Martins nos dias 17, 18, 19 e 20 de abril.

CAPÍTULO V

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS

5.1 As três fotografias vencedoras do Concurso serão reveladas no evento "Dia Eco-Escolas e do Ambiente 2018" no dia 30 de abril, numa sessão a anunciar.

5.2 Os autores das fotografias vencedoras serão premiados com um diploma de vencedor e com os seguintes prémios:

1º lugar - Publicação da fotografia e artigo a acompanhar na Revista AmoViseu (edição de Junho) e uma Power-Bank;

2º lugar - Uma Pen USB;

3º lugar - Kit Eco-Escolas.

5.3 Os concorrentes finalistas serão notificados por correio eletrónico e atempadamente informados sobre a hora e o local de entrega dos prémios.

5.4 Todos os concorrentes receberão um Certificado de Participação digital mediante solicitação por correio eletrónico para ecoescolasesam@gmail.com

CAPÍTULO VI

DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A participação neste concurso é gratuita e implica a aceitação integral do presente regulamento.

6.2 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Clube Eco-Escolas e o Grupo Peixoto, as únicas entidades competentes para o efeito.

6.3 Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados ao Clube Eco-Escolas e ao Grupo Peixoto através de ecoescolasesam@gmail.com e/ou geral@grupopeixoto.pt

#virveranossafloresta