ECO-ESAM 1ª Caminhada Eco-Escolas

01-12-2017

O núcleo Eco-Escolas da Escola Secundária Alves Martins organizou a " 1ª Caminhada - Viseu Mais Perto", no dia 4 de novembro de 2017.

O projeto Eco-Escolas da Escola Alves Martins, no seu segundo ano, concretizou, no dia 4 de novembro, mais uma atividade no sentido de incrementar as boas práticas ambientais: "Caminhada - Viseu Mais Perto".

Esta caminhada, que se pretende que seja a primeira de muitas, faz parte de um conjunto de intervenções, ao nível da educação ambiental, que o clube Eco-Escolas tem vindo a desenvolver.

Unidos pelas causas ambientais, os participantes (alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e amigos) foram recebidos de forma calorosa, simpática e dinâmica pelos elementos do programa Eco-Escolas e por dois representantes da direção da ESAM. É também de salientar a boa disposição que foi constante e visível em todos que conseguiram algum tempo e adiaram os seus afazeres pessoais para se juntarem a esta iniciativa nobre e coletiva.

Movidos pela crença de que é possível ter uma relação sustentável e dialogante com o meio envolvente, os "peregrinos" , durante este percurso, das boas sensações que a nossa cidade emana através da sua arquitetura e dos seus jardins. A saúde, o lazer e o bem-estar foram, sem dúvida, aspetos intrinsecamente promovidos neste passeio.

Ressoavam a cada passo conversas que convergiram para a consciencialização e a reflexão de que é urgente preservar, cuidar e respeitar toda a riqueza natural, que se manifesta de uma forma multifacetada e dinâmica, da qual o ser humano faz parte.

Este aprazível decurso ecológico de 8 Km (das 09h:30 min às 11h:30min) teve o seguinte roteiro: Escola Secundária Alves Martins, Parque Aquilino Ribeiro, Praça da República, Rua Formosa, Rua do Comércio, Adro da Sé, Largo António José Pereira, Calçada da Vigia, Rua de São Lázaro, Largo Mourinho de Albuquerque, Largo Santo António, Rua Maria do Céu Mendes, Avenida José Relvas, Parque do Fontelo, Rua do Arrabalde e Parque Radial de Santiago, onde se fez uma pausa de vinte minutos e os elementos do Eco-escolas, gentilmente, distribuíram garrafinhas de água pelos participantes. Depois, prosseguiu-se pela Cava de Viriato, Avenida de Europa, Rua Adelino Azevedo Pinto, Ecopista, Vildemoinhos, Rua Campo dos Trambelos, Quinta do Bosque, Avenida Infante D. Henrique e, por fim, Escola Secundária Alves Martins.

No desfecho da caminhada, foram oferecidas maçãs e água pelo núcleo Eco-Escolas aos participantes e assinalou-se o evento com o registo fotográfico.

Helena Gaspar