Alves Martins conquista a 2ª Bandeira Verde

01-08-2018

Alves Martins galardoada com a 2ª Bandeira Verde

A Escola Secundária Alves Martins foi distinguida, pela segunda vez, com o galardão Eco-Escola, atribuído no início do mês de agosto, num comunicado oficial enviado à equipa Eco-Escolas. Este galardão reconhece a escola como uma instituição que desenvolve boas práticas e atividades "em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade", refere Paulo Cardoso, representante do programa ambiental.

Para a conquista desta distinção, a equipa de trabalho elaborou e apresentou uma candidatura na qual forneceu informação relativa ao plano de ação, atividades e políticas de sustentabilidade que implementou no ano letivo 2017/2018. Estes dados foram avaliados por uma Comissão Nacional que reúne diversos responsáveis, entre eles representantes do Ministério do Ambiente e do Ministério da Educação, que colaboram com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), promotora do Programa Eco-Escolas e membro da Foundation for Environment Education.

De acordo com a ABAE, "o Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola, não sendo um prémio monetário, mas um prémio de reconhecimento público da existência", sendo a bandeira verde "entregue às escolas quem tenham o Programa bem estruturado, coerente e de qualidade de educação pelo ambiente".

Esta é a 2ª Bandeira Verde da Escola Secundária Alves Martins, sendo reconhecida pelas diversas atividades em que participa e dinamiza ao longo do ano, como a Rota pela Floresta, a restruturação da Horta Biológica, o Dia Eco-Escolas e do Ambiente 2018, limpeza de espaços verdes e plantação de 16 árvores no recinto escolar da ESAM, entre outras. Todas as atividades do Plano de Ação Ambiental desta instituição contaram com a colaboração de parceiros locais e entidades nacionais.

A cerimónia de entrega da Bandeira e do Certificado Eco-Escola, realizar-se-á a 4 de outubro em Pombal, com a ESAM a fazer-se representar por uma comitiva.

Reveja o Hastear da 1ª Bandeira Verde da Alves Martins: