ESAM presente no Seminário JRA 2018

24-11-2018

Foi através do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária Alves Martins que seis alunos do 11ºD fizeram parte do Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) 2018. Este evento teve lugar nos passados dias 9, 10 e 11 de novembro em Viseu.

O Seminário Nacional JRA 2018, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pela Câmara Municipal de Viseu, proporcionou a jovens de todo o país a oportunidade de desenvolverem competências a nível da elaboração de reportagens, inquéritos e entrevistas com base na investigação de problemas e soluções que visam a sustentabilidade.

Ao longo do fim de semana os jovens contaram com Workshops de Jornalismo e escrita - Vera Novais (Observador) e Fábio Rodrigues (Fórum Estudante); Fotojornalismo- António Cunha (Escola Profissional Amar Terra Verde) e Videojornalismo- Francisco Rodrigues (OFICINA - Escola Profissional do Instituto Nun'Alvres), assim como uma entrevista aos realizadores de "Point of no Return". Noel Dockstader;Quinn Kanaly, (Via Skype) e ainda palestras sobre Fotografia de natureza- João Cosmee subaquática- Nuno Rodrigues,Comunicação e Ciência- Rita Rochae Comunicação digital e social media - National Geographic|Agência By. Maxwell Quintão; Ana Coelho.

As visitas de campo à Mata do Fontelo, Quinta da Cruz e Hortas Comunitárias, ETAR Viseu Sul, Museu do Quartzo e a visita ao Centro Histórico da cidade foram o ponto de partida da recolha de informação necessária para a realização das reportagens que foram apresentadas no último dia do Seminário e estão publicadas no portal de notícias JRA [jra.abae.pt/portal].

A experiência foi descrita por estes alunos como "não só instrutiva como também pedagógica", assumiram que foi "um fim de semana repleto de boa energia e partilha de conhecimento" e ainda assumiram o Seminário como "um teste à nossa capacidade de escrita que despertou em todos a ambição de ir para o terreno e descobrir o que pode ser feito em prol do ambiente".

Ser Jovem Repórter para o Ambiente é um símbolo de espírito crítico, liderança, cidadania e preocupação para com o desenvolvimento sustentável.

www.facebook.com/ecoesam/