25 ideias para Poupar o Ambiente

15-08-2017

Julgas que proteger o planeta é caro? Pelo contrário: damos-te aqui dezenas de sugestões, para aplicar no teu dia-a-dia, que provam que é possível ser-se amigo da Terra e ainda reduzir as contas da casa.

3 Tipos de Poupança

De acordo com o nível de empenho, os resultados na carteira e no ambiente podem ser muito diferentes. Vê três exemplos de mudanças de atitude e os seus efeitos no orçamento da família. E escolhe o teu perfil!

'O Preguiçoso'

Passa a pôr as máquinas a lavar loiça e roupa à noite, desliga o forno dez minutos antes, escolhe um LCD em vez de um plasma, desliga os televisores na ficha e o computador quando não está a ser utilizado, mantém o carro livre de pesos inúteis, faz mais de uma refeição por semana com sobras de comida do dia anterior e passa a usar sempre o mesmo saco para as compras de supermercado.

Mudar é possível. Basta ter vontade e determinação em cumprir os nossos objetivos.

Poupa até €816,55 por ano (€68,05 por mês).

Sugestão: Pensa em deixar o carro em casa. Aposta em transportes públicos, em andar a pé ou até mesmo em adquirir uma bicicleta e te deslocares para o estabelecimento de ensino ou local de trabalho desta forma. As políticas ambientais cabem a cada um.

'O Consciente'

Faz o mesmo que o preguiçoso e mais algumas coisas: tem um frigorífico novo de categoria A+, gasta menos 30% de água em casa, tem a habitação cheia de lâmpadas de baixo consumo, opta por um portátil em vez de um desktop, usa pilhas recarregáveis, aquece a residência através de um sistema de gás natural (em vez de acumuladores eléctricos) e partilha o carro com dois vizinhos no percurso para o emprego.

Poupa até €2 193,22 por ano (€182,8 por mês).

'O Fanático'

Faz o mesmo que o preguiçoso e o consciente (excepto andar de carro), e mais uns quantos investimentos: utiliza um painel solar para aquecer a água, é microprodutor de energia eléctrica através de um sistema fotovoltaico ou eólico, e vai de moto ou de transportes públicos para o trabalho. No limite, troca a casa por uma com certificação energética A+.

Poupa até €6 072,22 por ano* (€506 por mês).

*Resultados obtidos após a amortização do investimento inicial nos painéis solares e fotovoltaicos, de 23 094 euros

Fonte de Informação: Revista Visão

Qual o teu perfil?