Água, um meio de sobrevivência que pode ser mortífero

10-03-2018

TEMA ÁGUA

Assim como a poluição do ar, também a poluição dos rios e dos mares causam impactos ambientais graves e levanta problemas muito sérios.
Créditos da foto: Porto Canal

1. Os cidadãos devem preservar a qualidade dos rios. Deve-se #sensibilizar cada vez mais os agentes mais poluidores que reflitam sobre as suas ações e não coloquem em risco os cursos de água. As quintas, as empresas e as fábricas têm de ser punidas por colocar um rio "pintado de branco".

2. 2. Semanalmente verificam-se constantes descargas poluentes para os rios. Rios poluídos prejudicam, não só os ecossistemas aquáticos, mas também ecossistemas terrestres e #plantações que se encontram nas margens dos mesmos.

3. Uma das causas de poluição são as descargas de atividades de suinicultura que se tornam prejudiciais para a nossa saúde. De que forma? Ora, estas descargas afetam a água que contamina os peixes, o que vai afetar a vida de quem vive da pesca e trabalha diariamente em rios. #Nós, como consumidores finais, ficamos contaminados .

4. Os peixes precisam de água de boa qualidade. Se as descargas foram constantes, o nível de oxigénio dos rios diminuirá provocando, assim, o desaparecimento de algumas espécies e, consequentemente, afetando os consumidores em geral. As descargas prejudicam os #peixes e o #Homem.

5. As barragens "matam" principalmente o #litoral. Impedem que os sedimentos sejam transportados até às zonas costeiras intensificando a erosão costeira e, consequentemente, o recuo da linha de costa.

Autoria da fotorreportagem

Trabalho desenvolvido e redigido pela equipa Eco-Escolas da Escola Secundária Alves Martins. #ecoesam

Foi através do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária Alves Martins que seis alunos do 11ºD fizeram parte do Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) 2018. Este evento teve lugar nos passados dias 9, 10 e 11 de novembro em Viseu.

No dia 30 de abril, a equipa Eco-Escolas realizou o 'Dia Eco-Escolas e do Ambiente 2018'. Para assinalar a data, a escola promoveu um dia muito especial, que contou com a presença de representantes de entidades ambientais nacionais, da Câmara Municipal de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu - Departamento do Ambiente e ESAV, entre outros....